Este blog é um veículo de comunicação vinculado ao Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC-Funesa.
Aracaju - Sergipe, Brasil
Translate this page
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Sobre o NPC-Funesa

Dentro da estrutura administrativa da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe (SES-SE), a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) se apresenta como instituição que tem entre as suas atribuições o desenvolvimento de atividades de educação permanente, educação profissional e pós-graduação de interesse do Sistema Único de Saúde (SUS). Também faz parte do escopo de ações da Funesa o gerenciamento de serviços como os Centros de Especialidades Odontológicas, Farmácias Populares e de serviços de promoção de saúde e prevenção de doenças, com enfoque no agravo Dengue e, observando o Artigo 8º da Lei nº 6.348/08, que dispõe sobre a sua criação, tem-se que, produzir pesquisa científica de interesse do SUS integra as finalidades da Funesa: 
Art. 8º Os serviços de saúde prestados pela Fundação deverão ser organizados em conformidade com as diretrizes e normas do Sistema Único de Saúde - SUS, devendo servir de campo de prática para ensino e pesquisa na área da saúde.
O cenário até então descrito, além de apontar para uma previsão legal, sinaliza para a necessidade do desenvolvimento de pesquisas científicas que podem ser consideradas estratégicas para avaliação dos serviços e para a afirmação da Funesa no cenário educacional do Estado de Sergipe. É fato, entretanto, que a prática científica ainda não está inserida no cotidiano do trabalho dessa instituição o que motivou a coordenação de Pós-Graduação (COPGR) à propor no ano de 2013 o desenvolvimento de um projeto embrionário denominado Projeto Ciência em Gotas, que contou com o apoio da Universidade Federal de Sergipe / UFS, através da cessão do Prof. João Carlos Carvalho Queiroz, e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe / FAPITEC-SE.

O desenvolvimento do Projeto Ciência em Gotas, na condição de projeto piloto, despertou nos participantes – todos trabalhadores da Funesa – a percepção de que os processos de trabalho podem ser melhorados mediante avaliação a partir da utilização de metodologias científicas. Entendeu-se que a pesquisa científica pode se constituir em ferramenta adequada para subsidiar tomadas de decisão objetivando diminuir lacunas entre “o saber e o fazer” aproximando, dessa forma, os conhecimentos teóricos e práticos. Isso instigou a curiosidade em relação ao fazer cotidiano, e o resultado foi a elaboração de quatro pré-projetos de pesquisas, com os seguintes temas: 
  • Perfil dos trabalhadores auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nas maternidades públicas de Sergipe.
  • Avaliação de reação e aplicabilidade das ações educacionais realizadas pela COEPE/Funesa.
  • Projeto Ciência em Gotas: um estudo em torno de sua viabilidade e continuidade.
  • A utilização de metodologias ativas no processo de educação permanente para os docentes da ETSUS-SE. 
Em 2014, por ocasião da elaboração do PAA-2014 (Plano Anual de Atividades), que é o instrumento integrante do Contrato Estatal de Serviços / CES celebrado entre a Funesa e SES-SE, foi inserida uma ação denominada “Avaliação de reação e aplicabilidade das ações educacionais realizadas pela COEPE/Funesa” e a COPGR foi incumbida da execução, justificando a necessidade de discutirmos implantação e implementação do Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC – Funesa dentro da estrutura da COPGR, o que aconteceu no dia 26 de junho de 2014.
O prof. João Carlos Queiroz (esquerda) e o prof. Francisco Santana (direita) durante o lançamento do NPC-Funesa
O NPC-Funesa foi criado para albergar as demandas atuais e futuras de investigação científica oriundas das áreas educacionais e dos serviços que integram a Fundação Estadual de Saúde / Funesa. Estamos convencidos de que, dentro do contexto do trabalho, a pesquisa científica pode confrontar as muitas variáveis que estão envolvidas por exemplo, no processo de ensino e aprendizagem, como também verificar outros dados que sejam considerados relevantes para o êxito pedagógico de uma ação, minimizando a possibilidade de haver desajustes e aumentando o nível de acertos e de satisfação do público alvo. 

Também são esperados outros ganhos institucionais como a maior divulgação / visibilidade dos trabalhos realizados pela Funesa, através da publicação dos dados na forma de artigos científicos e/ou matérias em revistas especializadas e outras mídias, socializando assim conhecimentos e informações que possam inclusive colaborar com outras instituições formadoras do país. 


Referência:

SERGIPE. Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Estadual de Saúde. Coordenação de Pós-Graduação: Projeto executivo de implantação e implementação do Núcleo de Produção Científica da Funesa. Aracaju-SE, abril de 2014.7p

0 comentários:

Postar um comentário

Pílulas para Filosofar...