Este blog é um veículo de comunicação vinculado ao Núcleo de Produção Científica da Funesa / NPC-Funesa.
Aracaju - Sergipe, Brasil
Translate this page
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

A Fundação Estadual de Saúde / Funesa


A Fundação Estadual de Saúde – FUNESA integra a Administração Pública Indireta do Poder Executivo do Estado de Sergipe. É dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e utilidade pública. Possui autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, quadro de pessoal próprio e prazo de duração indeterminado.

Criada a partir da Lei Estadual nº 6.348 de 02 de janeiro de 2008, a FUNESA, tem por finalidade prestar serviços de saúde de atenção básica, de promoção, prevenção e proteção da saúde coletiva e individual, de formação profissional e educação permanente na área de saúde pública, e é mantenedora da Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe – ETSUS/SE. E dentre as vantagens da sua criação destacam-se o processo pautado por debate de cunho político-ideológico; o aperfeiçoamento das diretrizes do SUS com a viabilização do direito na prática; ganhos no campo administrativo; sistema de acompanhamento por metas e resultados.

A FUNESA é um instrumento do Sistema Único de Saúde / SUS e, assim sendo, planeja, organiza e executa os serviços em conformidade com as diretrizes e normas do referido sistema. Por isso, além de disponibilizar serviços assistenciais e educacionais, a FUNESA serve de campo para pesquisas científicas  na área da saúde.

A seguir, tem-se o organograma funcional da Fundação Estadual de Saúde / FUNESA.




Pílulas para Filosofar...